Auxiliar de produção. No programa, participei da produção e construção dos nove programas, mesmo antes da equipe do Tome Ciência desembarcar em Alagoas. As tarefas eram apurar as linhas de pesquisa dos entrevistados, explorar os assuntos para definir as perguntas, procurar pesquisadores dedicados aos temas, marcar os tempos de gravação e outras atividades. Fui indicado pela professora Magnólia Rejane, da Universidade Federal de Alagoas, para ajudar o jornalista André Motta nas pendências em Alagoas. Apenas uma semana. As gravações aconteceram durante o aniversário da SBPC, na TV Assembleia de Alagoas.

SOBRE O PROGRAMA

Apresentado pelo jornalista André Motta Lima, o Tome Ciência é produzido em parceria com a SBPC e exibido em vários estados brasileiros. O programa surgiu em 1987, quando Motta conseguiu um espaço na TV Educativa, trazendo uma grande novidade: as primeiras vinhetas feitas por computador a serem exibidas na televisão brasileira. O programa permaneceu exibindo reportagens até abril de 1989, a partir daí uma parceria com a SBPC fez com que o Tome Ciência apresentasse debates sobre diversos temas científicos da atualidade. O programa teve uma pausa de 14 anos devido à falta de espaço e patrocínio. Atualmente, conta com o apoio da Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj), desde 2011, e é exibido em uma rede de 27 emissoras em cerca de 15 estados brasileiros.

NA MÍDIA

Programa Tome Ciência exibe conteúdos gravados na SBPC Alagoas
Onde?
Portal UFAL
Quando? 18/10/2018
Na íntegra? Clique aqui!

“Ele ajudou bastante na pesquisa dos assuntos e até produziu um dos programas gravados. Aprendeu a operar o teleprompter, e teve ainda a experiência de redigir uma abertura para a minha fala e depois comparar com a que produzi. Foi importante a participação dele e creio que ele também pode apreender bastante” André Motta Lima, apresentador do Tome Ciência.

Programa sobre a história da SBPC abre exibição de nova série do Tome Ciência
Onde?
Portal da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Quando? 23/10/2018
Na íntegra? Clique aqui!

O programa de divulgação científica ‘Tome Ciência’ passa a exibir uma série de episódios inéditos em sua rede nacional de emissoras (horários sendo atualizados em www.tomeciencia.com.br/horarios-e-canais/) a partir do próximo dia 27 de outubro. A estreia será com o programa “SBPC: 70 anos de história da ciência brasileira”

FOTOS DO PROGRAMA

PARTES DO PROGRAMA NO YOUTUBE